quinta-feira, 31 de julho de 2014

Escola de Cidadania Padre Bonfim - Encontro geral - jogos



ENCONTRO GERAL – APRESENTAÇÃO DOS JOGOS PEDAGÓGICOS

No dia 31 de julho, do ano de 2014, às 13h50min nos reunimos na Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), para apresentarmos os jogos confeccionados. O encontro teve a participação das coordenadoras de área Edleuda Rodrigues e Socorro França, das supervisoras e dos bolsistas ID’s.
A coordenadora Socorro deu as boa vindas e alguns informes, em seguida, a bolsista Deila leu os registros de memória da bolsista Deise. Depois foi falado dos jogos no Clube de Leitura e a coordenadora fez algumas perguntas sobre o lúdico, explicando sobre o assunto. Após, ela entregou o texto “Jogar para viver e conhecer”, do autor Lino de Macedo.
Depois os grupos começaram a apresentação. A Escola Airam Veras foi a primeira, com as bolsistas Nayara e Lurdinha apresentando o jogo “O rabinho do porquinho”; a segunda foi Amadeu Catunda, com os bolsistas Flávio e Márcia Irene mostrando o jogo “Micos de sinônimos e antônimos”; a terceira instituição foi CAIC, com as bolsistas Larisse e Iara explicando o jogo “Coordenada silábica”; a quarta foi Francisca Machado, com as bolsistas Gisele e Talita apresentando o “Jogo dos símbolos”; a quinta foi a Escola Maria José, com as bolsistas  Eloague e Janelane nos explicando o jogo “Boliche de sílabas”.
A sexta foi Olavo Bilac, com os bolsistas Lincoln e Deise mostrando o jogo “Vou à feira”; a sétima foi Padre Bonfim, com as bolsistas Rosângela e Débora apresentando o jogo “Tabuleiro das sílabas” e a oitava e última escola foi Vilebaldo Martins, com as bolsistas Virna e Deila explicando os jogos “Coesão e coerência” e “Jogo das palavras”.
Depois Socorro França fez algumas considerações sobre os jogos apresentados, principalmente em relação à escrita que não tinha em alguns jogos. Mais informes foram dados e após planejarmos o calendário do mês de agosto, encerramos o encontro.


Clube de leitura, Estudo das diretrizes Curriculares e Confecção de jogos didáticos na escola Olavo Bilac

Mês julho de 2014.



Dentre as principais atividades desenvolvidas na escola Olavo Bilac no mês de Julho, é interessante destacar a confecção dos jogos didáticos para o trabalho do clube de leitura com as crianças, foram produzidos: o bingo de palavras, jogo da feira, pedacinhos de música e dominó de palavras. No clube de leitura do próprio grupo foi escolhido a obra, Na vertigem do dia de Ferreira Goulart, e ainda houve o estudo das diretrizes. Foram momentos proveitosos para os pibidianos, de bastante aprendizagem.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Escola de Cidadania Padre Bonfim - Encontro geral



ENCONTRO GERAL – APRESENTAÇÃO DOS COORDENADORES INSTITUCIONAIS

No dia 29 de julho, do ano de 2014, às 13h45min nos encontramos na Faculdade de Educação de Crateús, onde conhecemos os outros coordenadores do projeto PIBID.
A coordenadora de área Socorro França nos deu as boas vindas e alguns informes, em seguida a bolsista Débora leu os registros de memória e os coordenadores institucionais Nilson Cardoso, Jaqueline Rabelo e Tânia Lopes se apresentaram, falando sobre os pontos positivos e negativos do projeto e a importância do mesmo em nossa formação acadêmica.
Depois a coordenadora Socorro explicou as atividades que fizemos nas escolas, colocando as potencialidades e fragilidades encontradas no projeto. Após, foi a vez dos bolsistas e supervisoras falarem sobre as potencialidades e fragilidades encontradas nas atividades desenvolvidas com as turmas do 4º e 5º ano.
A noite novamente todos se reuniram no LICEU de Crateús com os cursos de Biologia e Química, para ouvirmos a opinião dos representantes das escolas onde o PIBID atua, sobre as atividades desenvolvidas nas mesmas.


segunda-feira, 28 de julho de 2014

Escola de Cidadania Padre Bonfim - Clube de leitura



CLUBE DE LEITURA – OS IRMÃOS SAPOS

Nos dias 25 e 28 de julho, do ano de 2014, às 13h30min estivemos presentes na Escola de Cidadania Padre Bonfim, na sala do 5º e 4º ano, respectivamente, para realizarmos a quinta contação de história.
A história que contamos foi “Os irmãos sapos”, da autora Dione Morais, da coleção do PAIC. Iniciamos com a dinâmica do espelho, a qual todos os alunos, um de cada vez, olhavam dentro da caixa que tinha o espelho e falava uma qualidade sobre quem estava vendo. Depois contamos a história, ao fim dela fizemos a reflexão e em seguida, uma atividade de interpretação oral, que tinha um dado contendo todos os personagens da história (Dadá, Dedé, Didi, Dodó e Dudu, além do brejo das flores).
Cada personagem tinha três perguntas ao seu respeito. Após essa atividade oral, fizemos a atividade escrita, a qual cada aluno escolheria um cartão contendo o nome de um colega, escreveria duas qualidades desse e anexaria no painel intitulado “Minhas qualidades”.
Em seguida, demos o material necessário para a confecção de um porta-lápis (garrafa pet, moldes do sapo em E.V.A, cola e pincéis). Esperamos todos terminarem para encerrarmos o momento.
A turma do 5º ano ainda não estava sabendo trabalhar em grupo e a do 4º participou e soube trabalhar em grupo na confecção do porta-lápis. O momento foi bastante interativo e de muita aprendizagem. As crianças souberam explorar bem o conteúdo da história.


Contação de História - PIBID/CAIC





Contação de história As Moedas e as Estrelas com 4º e 5º ano. Após a contação as crianças falaram dos livros que leram durante as ferias. PIBID/CAIC

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Clube de Leitura e contação de história :"O menino e o tempo". Maria José



No mês de Junho realizamos a contação com os alunos do 4º e 5º ano. Utilizamos a música Oração ao Tempo de Caetano Veloso na voz de Maria Gadú e as crianças cantaram a música num lindo coro, à capela.As atividades pedagógicas tem despertado o interesse das crianças, e ao nosso ver, não são tidas pelos mesmos como enfadonhas, do contrario, os estudantes se dedicam na execução dos exercícios.Todas as contações foram seguidas de atividades pedagógicas com o intuito de fomentar a leitura e a escrita num processo dinâmico, entretanto, mantendo a finalidade didática.
A cada dia nos afeiçoamos mais as crianças e a reciproca é verdadeira, com isso, o trabalho flui com mais naturalidade. Já são comuns as abordagens solicitando nossa volta às salas e as atividades no clube de leitura são esperadas com bastante ansiedade.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Confecção do jogos didáticos- Escola Maria José



Nesse mês confeccionamos os jogos didáticos, com o intuito de usarmos com alunos,nos clubes de leitura . Nome dos jogos: Trilha do Conhecimento baseado no Jogo do Dicionário do livro o Dia-a-dia do Professor de Gerusa Rodrigues e Regina Célia,volume 2,da editora Fapi Ltda,para 3° e 4° série.Como fazer o Jogo: Utilizar papel madeira e cartolinas ,para confeccionar trilhas. Em seguida enumerar as casas do Jogo. Criar perguntas referentes a cada número, bem como, as penalidades , ônus e bônus que devem ser anexados no jogo. É necessário ainda confeccionar um dado. Metodologia: Pode-se dividir o Grupo em até três equipes , escolhendo o membro que seguirá a trilha. Na sequência Joga-se o dado , que definirá a posição de cada participante. Acertando a pergunta o membro da Equipe permanece na casa, caso erre volta a casa anterior.Objetivos: Trabalhar a cooperação entre os participantes;Promover o contato com a Leitura e a escrita e fortalecer o aprendizado dos conteúdos trabalhados na sala de aula de forma lúdica.E o Boliche de sílabas que trabalha o desenvolvimento da leitura e escrita.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Escola de Cidadania Padre Bonfim - Estudos pedagógicos



ESTUDOS PEDAGÓGICOS – DIRETRIZES

No dia 03 de julho, do ano 2014, nos reunimos no SEMAM de Crateús, para estudarmos as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Estavam presentes as coordenadoras de área, supervisoras e bolsistas ID’s.
A coordenadora Socorro França nos deu as boas vindas e explicou que faríamos duas atividades a partir das diretrizes. Depois fizemos a primeira atividade, cuja dinâmica se chamava “Encontre o par”. Na entrada do auditório recebemos um papel, o qual tinha uma parte de um artigo das diretrizes e teríamos que encontrar a outra parte. Quando concluída a tarefa, lemos em voz alta e em seguida anexamos no quadro, algumas pessoas não conseguiram achar o seu par, mas ao fim da atividade a dinâmica foi concluída. A partir daí debatemos acerca das diretrizes.
Após o lanche, fizemos a segunda atividade, que era o círculo de diálogo, o qual algumas palavras foram retiradas das diretrizes e postas dentro do círculo. Cada integrante do grupo deveria escolher uma e falar sobre a mesma, ao fim da discussão uma palavra deveria ser escolhida para ser debatida com todos.
O momento foi de muita discussão, fortalecendo nosso aprendizado e todos se envolveram uns com os outros. Tivemos a chance de socializar o que aprendemos através das diretrizes, de forma dinâmica e bem interativa.