SUBPROJETO - PEDAGOGIA FAEC


O Subprojeto “Tessituras de vida e cidadania: ler, escrever e contar histórias no Sertão” objetiva fortalecer saberes necessários à docência no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental referentes à aprendizagem da leitura e da escrita mediante a análise das práticas de ensino desenvolvidas nas escolas públicas municipais de Crateús. Com a inserção dos discentes em sala de aula, serão identificadas as principais dificuldades no ensino; diagnosticada a realidade, serão estudadas e [re]elaboradas propostas metodológicas voltadas para a superação dos fatores que impedem a aprendizagem. Visa-se à melhoria das práticas de ensino da leitura e da escrita pelos professores, provocando, por consequência, a melhoria dos rendimentos da aprendizagem dos alunos.
Para alcançar esses objetivos, pretende-se desenvolver, dentre outras ações:
[a] observações em sala de aula;
[b] estudos orientados de obras relacionadas ao ensino e à aprendizagem das habilidades lecto-escritoras;
[c] oficinas de teatro utilizando livros paradidáticos do PAIC mais;
[d] minicursos sobre estratégias de leitura e de escrita;
[e] ambiente virtual de aprendizagem para registro das experiências e sistematização das reflexões;
[f] visitas às escolas que apresentam bons resultados no SPAECE e na Prova Brasil.
Parte-se do entendimento de que o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Crateús deve manter o diálogo com a escola pública e municipal de educação básica, iniciado em outro projeto de iniciação à docência, como forma de permitir aos acadêmicos o conhecimento da cultura escolar e a reflexão baseada na experiência dos sujeitos que engendram as ações educativas na escola. Ademais, sendo uma instituição destinada ao fomento produtivo, intenciona-se a elaboração de um manual de apoio didático para os professores, constituído pelas estratégias de ensino de leitura e de escrita desenvolvidas nas escolas.

Esse Subprojeto, portanto, está voltado para a geração de uma rede de saberes relacionados à leitura e à escrita com vistas à melhoria da formação dos futuros professores e das práticas pedagógicas presentes na escola, por acreditar que a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica contribui tanto para a melhoria da qualidade da formação inicial dos alunos, como para a melhoria e a valorização do magistério. Essa intencionalidade assume a pesquisa em sua perspectiva colaborativa como estratégia didática e investigativa no processo de formação docente, valorizando “a construção cognitiva da experiência, sustentada por reflexão crítica coletiva” (SANTORO, 2005, p. 435). As oportunidades de participação e de posterior reflexão sobre as experiências de ensino vivenciadas despontam como importantes no protagonismo da escola na formação de novos quadros de profissionais para a Educação Básica, na articulação Universidade e Escola com vistas a desenvolver caminhos de unidade entre a teoria e a prática, condição necessária à formação dos docentes.

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