O Subprojeto
“Tessituras de vida e cidadania: ler, escrever e contar histórias no Sertão”
objetiva fortalecer saberes necessários à docência no 4º e 5º ano do Ensino
Fundamental referentes à aprendizagem da leitura e da escrita mediante a
análise das práticas de ensino desenvolvidas nas escolas públicas municipais de
Crateús. Com a inserção dos discentes em sala de aula, serão identificadas as
principais dificuldades no ensino; diagnosticada a realidade, serão estudadas e
[re]elaboradas propostas metodológicas voltadas para a superação dos fatores
que impedem a aprendizagem. Visa-se à melhoria das práticas de ensino da
leitura e da escrita pelos professores, provocando, por consequência, a
melhoria dos rendimentos da aprendizagem dos alunos.
Para alcançar
esses objetivos, pretende-se desenvolver, dentre outras ações:
[a] observações em
sala de aula;
[b] estudos
orientados de obras relacionadas ao ensino e à aprendizagem das habilidades
lecto-escritoras;
[c] oficinas de
teatro utilizando livros paradidáticos do PAIC mais;
[d] minicursos
sobre estratégias de leitura e de escrita;
[e] ambiente
virtual de aprendizagem para registro das experiências e sistematização das
reflexões;
[f] visitas às
escolas que apresentam bons resultados no SPAECE e na Prova Brasil.
Parte-se do
entendimento de que o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Crateús
deve manter o diálogo com a escola pública e municipal de educação básica,
iniciado em outro projeto de iniciação à docência, como forma de permitir aos
acadêmicos o conhecimento da cultura escolar e a reflexão baseada na
experiência dos sujeitos que engendram as ações educativas na escola. Ademais,
sendo uma instituição destinada ao fomento produtivo, intenciona-se a
elaboração de um manual de apoio didático para os professores, constituído
pelas estratégias de ensino de leitura e de escrita desenvolvidas nas escolas.
Esse
Subprojeto, portanto, está voltado para a geração de uma rede de saberes
relacionados à leitura e à escrita com vistas à melhoria da formação dos
futuros professores e das práticas pedagógicas presentes na escola, por
acreditar que a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica
contribui tanto para a melhoria da qualidade da formação inicial dos alunos, como
para a melhoria e a valorização do magistério. Essa intencionalidade assume a
pesquisa em sua perspectiva colaborativa como estratégia didática e
investigativa no processo de formação docente, valorizando “a construção
cognitiva da experiência, sustentada por reflexão crítica coletiva” (SANTORO,
2005, p. 435). As oportunidades de participação e de posterior reflexão sobre
as experiências de ensino vivenciadas despontam como importantes no
protagonismo da escola na formação de novos quadros de profissionais para a
Educação Básica, na articulação Universidade e Escola com vistas a desenvolver
caminhos de unidade entre a teoria e a prática, condição necessária à formação
dos docentes.
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