No dia 17 de outubro, do ano de 2014, às 13h voltamos com as atividades do Clube de Leitura, trabalhando o gênero carta, nas salas do 4º e 5º ano, na Escola de Cidadania Padre Bonfim.
Primeiramente fomos para a sala do 5º ano, onde esperamos a professora regente terminar a chamada para iniciarmos nossas atividades. A bolsista Débora deu as boas vindas e colocou o vídeo da música "Pombo correio", de Moraes Moreira para a turma assistir, depois ela fez a reflexão do mesmo junto com os alunos. Como todos estavam com a letra da música, lemos estrofe por estrofe, dividindo a sala em grupos, após, perguntei o que eles entendiam sobre a carta e se já tinham escrito ou recebido uma, alguns apenas escreveram, também expliquei um pouco sobre o gênero.
Em seguida, a bolsista Daniele falou das cartas de tempos atrás e da atualidade, depois a bolsista Keiliane explicou os tipos de cartas, formal e informal, e a estrutura, por último a bolsista Rosângela leu e refletiu com eles a carta 1 do livro "Correspondências", de Bartolomeu Campos.
Após a reflexão, a supervisora Eunice pediu aos alunos para citarem palavras que devem adormecer e acordar. As palavras citadas para serem acordadas foram: Paixão, Educação, Terra, Esperança, Atenção, Irmão, Amizade, Amor, Saúde, Carinho, Compromisso, Responsabilidade, Respeito e Sonho. Para adormecer: Raiva, Medo, Ódio, Violência, Dor, Tristeza, Agressividade, Ignorância, Maldade, Rancor, Preconceito, Irresponsabilidade e Inveja.
Depois copiaram a carta e as palavras no caderno, demos um visto e nos despedimos da turma e em seguida, fomos para a sala do 4º ano.
Seguimos o mesmo roteiro do 5º ano e as palavras que as crianças do 4º citaram para acordar foram: Amor, Respeito, Verdade, Paz, Virtudes, Educação, Companheirismo, Livre, Terra, Saudade, Amizade, Perdão e Compromisso. Para adormecer: Violência, Maldade, Roubar, Preguiça, Fome e Preconceito.
Houve um momento em que a supervisora chamou a atenção dos alunos que estavam conversando, depois eles copiaram a carta e as palavras. Nos despedimos e encerramos o momento.
As crianças ficaram impressionadas com o fato de tempos atrás as cartas serem perfumadas. A turma do 4º ano se expressou mais que a do 5º e escreveu mais cartas também. Algumas palavras para acordar e adormecer eram iguais. Foi muito proveitoso o momento, pois nós, bolsistas e supervisora, aprendemos um pouco mais sobre o gênero carta, além de voltarmos no tempo.