quinta-feira, 30 de julho de 2015

Participação dos IDs da escola Olavo Bilac no mês de julho em minicursos.

Julho é época de férias escolares, portanto, o pibid de pedagogia proporcionou neste período atividades de formação a seus bolsistas. Para nós da escola Olavo Bilac, foram momentos esclarecedores, de aprendizados necessários para vivências que encontramos na sala de aula,além da  importância para nosso percurso acadêmico.O primeiro evento foi o minicurso "Aspectos do processo de aprendizagem da lectoescrita", ministrado pelo professor Edmar Pereira de 01 a 03 de julho, no auditório da secretaria municipal de educação de Crateús.
Profº. Edmar Perreira e o grupo Pibid Pedagogia da Faec.


Ficou claro nesse evento todo o percurso histórico de aprendizagem, a partir da evolução de nossa espécie, os processos pelos quais se aprende até chegarmos a colaboração de Piaget e Emília Ferreiro ao entendimento de como teoricamente aprendemos segundo a teoria construtivista. Finalmente após exposição de casos relatados pelos IDs para análise do professor e demais participantes, tivemos como culminância no terceiro dia o arraiá do Pibid.

Equipe Olavo Bilac.

O segundo evento, assim como o anterior, muito importante, foi o minicurso"problematizando o processo de apropriação da leitura e da escrita no contexto da educação inclusiva", acontecido também na secretaria municipal de educação de Crateús, no dia 23 de julho, ministrado pela professora Geandra Santos, coordenadora do pibid em Tauá. sua abordagem contemplou discussões sobre os marcos políticos e legais da educação especial/inclusiva, avaliação, laudo médico e muito mais.

Profª Geandra Santos e momentos do minicurso.

As oportunidades que tivemos e ainda teremos pela frente são oportunizadoras de crescimento não só acadêmico mas pessoal, pois é de extrema importância conhecermos aspectos que permeiam o dia a dia da sala de aula e que queiramos nós ou não influem no modo como trabalhamos, como lidamos com as relações e como entendemos as ações dos sujeitos.




quinta-feira, 23 de julho de 2015

Minicurso: "Problematizando o processo de apropriação da leitura e da escrita no contexto da educação inclusiva”

    Em 23 de julho de 2015, tivemos um minicurso com o tema “Problematizando o processo de apropriação da leitura e da escrita no contexto da educação inclusiva”, ministrado pela Prof.ª Dr.ª Geandra Santos. O minicurso aconteceu na Secretaria Municipal de Educação no horário das 8 às 11:30 - 13:30 às 17:00. O momento de formação nos oportunizou refletir sobre a educação inclusiva, na qual tivemos oportunidade de apreender e dialogar sobre a temática, que nos permeia atualmente.




sexta-feira, 3 de julho de 2015

Escola de Cidadania Padre Bonfim - Minicurso Aspectos do processo de aprendizagem da lectoescrita

     Nos dias 01, 02 e 03 de julho, do ano de 2015, o grupo geral do Pibid Pedagogia FAEC se reuniu na Secretaria de Educação do Município de Crateús, para participar do minicurso "Aspectos do processo de aprendizagem da lectoescrita", ministrado pelo professor Edmar Pereira.
     Ele falou sobre a aprendizagem, nos questionando sobre a capacidade de se adaptar ao meio em que vivemos, Depois ele discorreu sobre a memória eidética e a seletiva que possuímos, uma mais desenvolvida do que a outra. Ao longo do minicurso foi  discutido sobre os processos de associação e as autoras Ferreiro e Teberosky, além de cada bolsista apresentar um caso de dificuldade na leitura e escrita encontrado nas salas de aula.
     No último dia de minicurso, foi encerrado o momento com uma pequena quadrilha improvisada. Os bolsistas ID e supervisoras participaram da mesma.


Minicurso: Aspectos do processo de aprendizagem da lectroescrita

         Nos dias 01, 02 e 03 de julho de 2015, ocorreu na Secretária de Educação de Crateús, um minicurso com a temática: “Aspectos do processo de aprendizagem da lectroescrita” ministrado pelo professor Edmar Pereira. Este momento de troca de aprendizagem, foi oportunizado a todos os bolsistas do projeto “Tessituras de vida e cidadania: Ler, escrever e contar histórias no sertão”

    Edmar Pereira ofereceu nos três dias de estudos, explicações e discussões sobre o processo de alfabetização das crianças, também relatou sobre a meio que vivemos e contextualizou as influencias de Ferreiro e Teberosky. No encontro tivemos também oportunidade de estudar alguns estudos de casos sobre a escrita de alguns alunos que são acompanhados pelo Subprojeto do PIBID. No encerramento do minicurso tivemos uma festa junina.