sexta-feira, 7 de agosto de 2015

A escola se constitui em um espaço social, no qual trocamos saberes, adquirimos experiências, interagimos com outros sujeitos e participamos ativamente do nosso processo de formação, seja ele; social, cultural, político, educativo e/ou humano. As diversas relações desencadeadas no período escolar terão forte influência sobre o nosso desenvolvimento, cognitivo, emocional e psicológico nos anos subsequentes.Dessa maneira, compreendemos a educação como um processo que requer continuidade e acompanhamento, tanto familiar quanto escolar. O projeto nos permite entender as interações e movimentos que acontecem dentro da escola sem pré-julgamentos ou utopias, as vivências das quais participamos são reais e nos proporcionam um crescimento ilimitado.

  Entre os meses de maio e junho realizamos as Coparticipações em sala de aula com duração de no máximo 20 horas / aula, o momento nos oportunizou uma aproximação maior da sala de aula, as turmas de 4° e 5° anos foram contempladas com as observações e colaborações das quais os Bolsistas ID, em parceria com o professor regente das aulas de português, trocaram saberes e dividiram experiências, contribuindo assim para a aquisição de novos aprendizados. As coparticipações foram permeadas de situações inovadoras e que ampliaram a nossa visão sobre o que de fato é educar, estivemos mais próximos das dificuldades e deficiências das crianças, constatamos que até mesmo os alunos que mais participam das explicações também apresentam fragilidades. 


            É que infelizmente a professora sozinha não consegue acompanhar tantas dificuldades, ela mesma precisa de auxílio e colaboração. O planejamento é um divisor de águas na vida do professor, pois, é o momento em que o docente consegue sistematizar os conteúdos que serão trabalhados, criar as metodologias de envolvimento com o aluno e autoavaliar o seu desempenho profissional. O projeto nos dá as ferramentas para nos tornamos professores comprometidos e responsáveis com a transmissão do saber, e principalmente formar pessoas pensantes e humanas.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário