sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Minicurso Alfabetização e os avanços das hipóteses sobre a língua escrita

     Nos dias 13 de agosto, do ano de 2015, às 13h30min o grupo Pibid  Pedagogia Faec se reuniu na Secretaria de Educação, para participar do minicurso "Alfabetização e os avanços das hipóteses sobre a língua escrita", ministrado por Marli Leonardo. Estavam presentes os bolsistas IDs das escolas Airam Veras, Amadeu Catunda, CAIC, Francisca Machado, Maria José, Olavo Bilac, Padre Bonfim e Vilebaldo Martins, as supervisoras e a coordenadora de área, Edleuda Rodrigues.
     O minicurso teve a seguinte agenda:

13h:30min- A lenda da boneca Russsa
13h:45min- Construção coletiva do texto receita de Alfabetização e Alfabetização sem receita
14h:15min- Slides: Psicogênese da leitura e da escrita
15h:00- Video: A passagem do pré-silábico para o silábico alfabético- Telma Weis
15h:20min- Atividade em Grupo
15h:50min- Apresentação dos Grupos
16h:00- Texto: Que tipo de letra devo usar na alfabetização 
16:h20min- Video: Sintetizando as fases da escrita 
16h:30min- Questionamentos e avaliação 

      A ministrante fez uma dinâmica com os bolsistas, a qual dois cartazes estavam expostos na sala, intitulados "Alfabetização com receita" e "Alfabetização sem receita". Cada bolsista recebeu um trecho que se adequava a um dos dois métodos de alfabetização e tentava descobrir a qual cartaz o trecho se encaixava.
     No decorrer do minicurso, Marli refletiu sobre a construção dos dois cartazes, trazendo a discussão do assunto para a educação atual. Também falou sobre a Psicogênese da leitura e da escrita, tratando dos níveis de aprendizagem (pré-silábico, silábico e alfabético), fazendo os IDs entenderem melhor as teorias de Emília Ferreiro.
     Para expressarem o conhecimento adquirido, a ministrante separou os bolsistas em pequenos grupos e distribuiu assuntos pertinentes a alfabetização, como por exemplo, o perfil de um alfabetizador, a letra cursiva e bastão, o  método da alfabetização com e sem receita. Como o tempo foi pouco, alguns itens da agenda foram apenas comentados.
     O minicurso foi importante para entendermos o processo de leitura e escrita das crianças, exercendo o papel de mediador entre o conhecimento  e os alunos. A segunda parte do mesmo aconteceu no dia 27 de agosto, do mesmo ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário