sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Dias de luta! Dias de glória!

          O dia 15 de Outubro de 2015 ficará marcado na mente de todos que integram e participam do Programa de Iniciação à Docência – PIBID que tem por objetivos complementar a formação dos estudantes de licenciaturas, a fim de que estes, possam adentrar a escola e se aperfeiçoar como professores que legítimos. Participamos de uma seção extraordinária na câmara dos vereadores de Crateús, em que tivemos a oportunidade de apresentar a grandeza do projeto em nossa cidade e região, bem como, revelar o seu poder social, humano, formativo, pedagógico e cultural.
        Toda a dinâmica que envolve e permeia o projeto foi relatada, as duas instituições superiores (Faculdade de Educação de Crateús - FAEC / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE), que articulam-se com as escolas municipais e estaduais que desenvolvem o projeto diariamente também foram citadas.
Diversos integrantes do projeto foram relatar as suas experiências e vivencias cotidianas, ficou explícito em cada fala a escolha pela docência é as muitas transformações que ocorrem no decorrer do processo de ensinar e aprender. A mobilização de coordenadores, supervisores e bolsistas ID, fortaleceram a luta pela permanência e continuidade do programa, porque a luta deve ser constante. A campanha #Fica_Pibid ganhou apoio e nos motivou a continuar a fazer a diferença dentro das escolas, a educação é um dos diversos caminhos que podemos trilhar, o nosso maior prazer estar em poder galgar a nossa formação e levar o nosso conhecimento para além das portas da escola.



Grupo PIBID - Crateús.

Trabalho com jornal na escola Olavo Bilac.

momentos de trabalho com jornal no clube de leitura.

A escola Olavo Bilac, conforme proposta do subprojeto: Tessituras de vida e cidadania: Ler, Escrever e contar histórias no sertão iniciou neste mês de outubro o trabalho com jornal. Inicialmente houveram momentos dedicados para estudo entre as bolsistas Ids, uma vez que se faz necessário a apropriação da temática à qual pretendemos desenvolver , para que posteriormente sejam traçadas estratégias para envolver os sujeitos com quem pretendemos  trabalhar. Após estudos, fizemos planejamento das atividades do clube de leitura com o envolvimento de todas, culminando no primeiro passo do clube neste mês envolvendo os alunos do 4º e 5º ano da escola. A realização dos momentos se caracterizaram pela imensa curiosidade das crianças, pois  tiveram a oportunidade de folhear, de lerem as manchetes, de demonstrarem os interesses que evidenciavam por determinadas partes. O modo como dispusemos os jornais para eles chamou bastante atenção, uma vez que teve ar de descontração com os jornais no chão, com eles tendo a chance de ler o que queriam, foi de suma importância para envolvê-los.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Leituras e Produções da Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo




          No mês de setembro de 2015, produzimos um artigo tendo como base o minicurso “Alfabetização e os avanços das hipóteses sobre a língua escrita”, ministrado por Marli Leonardo de Sousa. Possibilitando que refletíssemos sobre a aprendizagem da escrita das crianças, no artigo descrevemos e falamos sobre o nível de alfabetização interligando com a aprendizagem dos alunos .
                 Além da produção do artigo, realizamos estudos teóricos ,que nos auxiliou na  produção das  resenhas dos textos solicitados para postar na plataforma moodle. Cujos textos , nos ajudaram  na compreensão da leitura ,literatura e escola,bem como a formação do professor. 
              No término do mês de Setembro, finalizamos mais um trimestre, e como de costume   atualizamos a  plataforma Moodle, descrevendo e refletindo sobre as atividades vivenciadas no período de julho á setembro de 2015. 


quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Escola de Cidadania Padre Bonfim - Atividade I Conhecendo o jornal

     Realizamos a primeira atividade com o jornal nas turmas do 3º e 4º ano, na Escola de Cidadania Padre Bonfim, no turno da tarde. Contamos com a colaboração dos professores Aldo e Ana Cláudia.
   Fizemos a acolhida com a música "Tchutchuê", da cantora Rebeca Nemer, após, explicamos a temática a ser trabalhada, e em seguida, apresentamos as partes que compõem o jornal, notícia, página policial, entrevista, esporte, anúncio e entretenimento.
    Depois dividimos a turma em pequenos grupos e cada bolsista ficou um. A atividade consistia no aluno escolher uma notícia que mais chamou atenção e após, recortar e colar em a mesma em uma folha em branco.
    Quando todos terminaram, individualmente apresentaram seus recortes, em seguida, fizemos uma breve reflexão  com os alunos e encerramos o momento.
      No primeiro tempo de aula, ficamos com o 3º ano e no segundo tempo com o 4º ano. O momento foi agradável, possibilitando às crianças a terem um contato maior com o jornal, que aos poucos vai perdendo sua importância na sociedade.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Planejamento e Sessão de estudo na Escola Airam Veras

Na quarta semana do mês de outubro realizamos estudo de dois textos que se referiam ao uso do jornal em sala de aula. Realizamos no dia 20 de outubro de 2015 o primeiro estudo do texto intitulado “O uso do jornal em sala de aula” e no dia 22 de outubro de 2015 o segundo estudo do texto com o título “Jornal na sala de aula: leitura e assunto novo todo dia”. Os dois textos nos deram embasamento de como fazer um jornal. E foram a partir destes que procuramos outras informações para desenvolver a temática.  Durante toda a semana planejamos como trabalhar com o recurso do jornal nas salas do 4° e 5° ano. 


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A divina arte de professorar

Ser professor é viver na corda bamba, entre o riso e o choro

Ser professor é estar no presente, planejando o futuro

Ser professor é dá exemplo e ser orgulho 

Ser professor é desmontar-se num instante e recriar-se em segundos

Ser professor é ter vida que segue e que não estanca

Ser professor é multiplicar as alegrias e dividir os desafios

Ser professor é sentir-se pai, mãe, irmã, irmão, primo, prima, avó, avô

Ser professor é ser dinâmico e desbravador

Ser professor é ficar cansado, desanimado e descabelado

Ser professor é permanecer firme, mesmo quando a canoa quiser virar

Ser professor é regar vidas

Ser professor é ser GENTE.....


A educação é apenas um dos milhares de caminhos existentes rumo a transformação social, cultural e educacional de um país. O professor como sujeito central e essencial no processo de formação de indivíduos sentantes em detrimento de cabeças pensantes, se constitui em um verdadeiro guerreiro que enfrenta batalhas árduas e embates cruéis diariamente, muitas vezes tendo jornada tripla de trabalho, a fim de conciliar a sua vida pessoal com a docente. Desse modo, aos milhares de guerreiros espalhados pelos cantos e recantos do nosso país, que escolheram a divina arte de educar e que contribuem para a construção do futuro dedicamos o nosso respeito e total admiração.


EU professor

Você professor

Nós construtores do futuro




Teacher infuses the knowledge to children in the head.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Escola de Cidadania Padre Bonfim - Confraternização dos professores

     Participamos da confraternização da Escola de Cidadania Padre Bonfim, juntamente com os professores da instituição, para comemorarmos o dia do professor. O momento foi repleto de risos, brincadeiras e entrosamento entre toda a equipe da escola e para ficar ainda mais gravado esse momento, entregamos aos professores do 3º e 4º ano, Ana Cláudia, Salomé e Aldo, e para a coordenadora pedagógica Elza e a diretora Valquíria, uma pequena lembrança como forma de carinho e respeito que temos por eles e seu modo de agir na sala de aula.

Planejamento e Colaboração

          Atividade Realizada Agosto de 2015


         Um dos pontos fortes do PIBID é que temos a oportunidade de conhecer o trabalho do professor intimamente. Temos acesso, a organização dos conteúdos a serem trabalhados em sala, a constituição do planejamento, a escolha das temáticas que serão desenvolvidas e a didática utilizada por ele para transmitir os conhecimentos abordados. O planejamento é uma das fases essenciais no trabalho docente, é por meio dele que o professor tem a oportunidade de avaliar o seu desempenho e compreender às dificuldades que permeiam a sala de aula. 
           Planejar e organizar ideias e articular formas de transmitir aulas diferentes e que promovam de fato a aprendizagem, no mês de agosto tivemos novamente um momento de sentar com os professores regentes e realizar o plano de aula. Cada passo deve ser minuciosamente pensado e repensando, antes de adentrar a sala de aula, como estamos em contato direto com o professor, planejar com eles é uma maneira de compreendermos como esse planejamento é socializado com as turmas. 



            Podemos considerar o projeto como um laboratório que nos permitir compreender a educação e refletir sobre a profissão professor, a responsabilidade com as vidas envolvidas no ambiente educacional é muito grande. Desse modo, o programa nos possibilita esse contato prévio com a sala de aula para então termos a dimensão de quanta responsabilidade e comprometimento e necessário para ser educador, não basta repassar os conteúdos e preciso saber viver a docência.

Semana da Criança na Escola de Cidadania Airam Veras: Culminância do Projeto - Colcha de retalhos e Comemoração do dia das crianças.

O mês de outubro comemora-se o dia das crianças, e a Escola de Cidadania Airam Veras também comemorou essa data tão especial. Realizou-se na semana do dia 05 ao dia 09 de outubro a semana da criança, como uma variedade de atividades no decorrer da semana, tais como o filme, brincadeiras, leituras e outros. O grupo Pibid Airam Veras, se fez presente nas ocasiões ajudando na confecção de lembrancinhas para a turma do 5° ano. Participamos ainda do dia do cinema, com o filme “Operação big helo” e na culminância do dia 09 de setembro.

No encerramento da semana teve a culminância do projeto “Minha colcha de retalhos” com várias apresentações feitas pelas crianças da Escola. O momento oportunizou relembramos a infância, valorizar nossos avós, vivendo um momento único e comemorando o dia das crianças.

Confecção de lembrancinhas do 5°ano

Filme: Operação Big Helo

Culminância do Projeto: Colcha de retalhos e Comemoração do dia das crianças. 

Fica PIBID! Por que o nosso sonho não pode acabar!

Ser professor no Século XXI além de muito amor é necessária competência, compromisso com as vidas envolvidas no processo educativo e principalmente um desejo constante em querer modificar a atual conjuntura educacional em voga. A educação é apenas um dos caminhos não podemos colocar nesse processo toda a responsabilidade por uma sociedade desequilibrada e desarticulada. É necessária a junção de outras ramificações para o fortalecimento e a transformação dessa instituição.

Nesse contexto surge o PIBID que é um programa de fundamental importância nesse movimento de construção por uma educação possível, ao nos aventurarmos no universo escolar temos a oportunidade de conhecer o campo de atuação que iremos ingressar. Desse modo, às vivencias, às interações e todas às ações realizadas na escola são primordiais para a construção da nossa formação, o projeto tem sido um divisor de águas em nossas vidas, ao aliarmos a teoria universitária com a prática da escola temos um mundo de possibilidades que nos possibilitam crescimento; pessoal, profissional e humano.





A Escola de Cidadania Vilebaldo Barbosa Martins apoia e incentiva a permanência e a continuidade do programa, no seu ambiente escolar.


#fica_pibid
#formação_continuada
#revolução_na_educação
#juntos_somos_fortes
#todo_bom_aluno_tem_um_bom_professor

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Escola de Cidadania Padre Bonfim - Culminância Semana da Criança

No dia 07 de outubro, do ano de 2015, às 13h, estivemos presentes na Escola de Cidadania Padre Bonfim, para fazermos a culminância da Semana da criança, com as turmas do 3º e 4º anos.
Organizamos o ambiente com balões e faixas com a campanha "Somos todos PIBID" e "Fica PIBID", expomos as lembrancinhas feitas para as crianças em cima da mesa e arrumamos o equipamento de multimídia. Chamamos as duas turmas para a sala, colocamos o filme "Turbo" para elas e distribuimos pipoca. Demos uma pausa para o lanche e em seguida, retornamos com o restante do filme, quando o mesmo acabou, explicamos o motivo das faixas estarem expostas e todos os alunos disseram que não queriam que o projeto acabasse.
Após, entregamos as lembrancinhas, tiramos algumas fotos e gravamos um pequeno vídeo com eles dizendo: "Fica PIBID, fica, fica!" e assim encerramos esse momento.



sábado, 3 de outubro de 2015

Mural Inclusivo

          Atividade Realizada no mês de Agosto

            A Escola de Cidadania Vilebaldo Barbosa Martins, recebeu o desafio de produzir um mural que abordasse o tema inclusão. Desse modo, houve um verdadeiro engajamento entre Bolsistas ID e Supervisão a fim de se realizar esse trabalho, o tema do nosso mural tem como título ''Ninguém = Ninguém'', a escolha do título surgiu a partir do nome de uma música do grupo Engenheiros do Hawaii que fala sobre as diversas maneiras de ver o outro. Também utilizamos uma dica literária que compõe o mural, baseada no livro '' Extraordinário'' de J.R Palácio que aborda o tema inclusão  o nosso painel é formado por diversas palavras essenciais numa educação inclusiva. Diante de todos os estudos e pesquisas que foram encaminhadas para a construção da atividade, compreendemos que é preciso perceber o diferente como parte de cada um de nós, todos somos sujeitos singulares que carregamos particularidades próprias da nossa genética. O que nos torna diferentes um do outro é o modo como tratamos e aceitamos as singularidades dos sujeitos que permeiam e integram o nosso meio social.


Mural Inclusivo


          O grupo teve a oportunidade de conhecer outra escola inclusiva além do Vilebaldo, visitamos a Escola de Ensino Fundamental e Médio Lourenço Filho, o colégio é referência no atendimento educacional de pessoas com necessidades especiais, abriga em seus espaços salas de aula regulares inclusivas que contemplam uma quantidade razoável de estudantes com necessidades educativas especiais. A escola é pioneira no que diz respeito a inclusão, no entanto a professora Zeneide Bezerra responsável por desenvolver esse trabalho nos relatou que ainda, existem muitos muros que separam e oprimem a inclusão, o que existe dentro da escola ainda não é de fato uma inclusão, temos apenas ensaios. 

Grupo de Bolsistas ID em pé e alguns alunos

Ao centro com o fardamento da escola Professora Zeneide Bezerra

        A educação é um universo bastante diversificado, são cores, credos, culturas e uma série de diferenças que devem ser valorizadas e compreendidas. Promover a inclusão não é tarefa fácil, é necessário participação da família, da escola, da sociedade e do próprio sujeito em se perceber como agente atuante e transformador dos espaços dos quais está inserido, estamos em processo de inclusão e integração vivemos em uma sociedade segredada e que precisa ser motivada a visualizar o diferente com respeito e dignidade.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Revisão dos Artigos

No dia 01 de outubro, do ano de 2015, oito bolsistas representando as oitos escolas que o  subprojeto atende, estiveram presentes na Faculdade de Educação de Crateús, para revisarem juntamente com as coordenadoras de área, Socorro França e Edleuda Rodrigues, os artigos produzidos pelos grupos. Como o tempo foi mínimo, apenas os oito resumos foram revisados, a estrutura foi explicada e alguns ajustes foram feitos.
O momento proporcionou uma boa aprendizagem acerca da organização do trabalho acadêmico, atentando para as exigências de cada evento, pois uns exigem mais e outros menos.