sábado, 3 de outubro de 2015

Mural Inclusivo

          Atividade Realizada no mês de Agosto

            A Escola de Cidadania Vilebaldo Barbosa Martins, recebeu o desafio de produzir um mural que abordasse o tema inclusão. Desse modo, houve um verdadeiro engajamento entre Bolsistas ID e Supervisão a fim de se realizar esse trabalho, o tema do nosso mural tem como título ''Ninguém = Ninguém'', a escolha do título surgiu a partir do nome de uma música do grupo Engenheiros do Hawaii que fala sobre as diversas maneiras de ver o outro. Também utilizamos uma dica literária que compõe o mural, baseada no livro '' Extraordinário'' de J.R Palácio que aborda o tema inclusão  o nosso painel é formado por diversas palavras essenciais numa educação inclusiva. Diante de todos os estudos e pesquisas que foram encaminhadas para a construção da atividade, compreendemos que é preciso perceber o diferente como parte de cada um de nós, todos somos sujeitos singulares que carregamos particularidades próprias da nossa genética. O que nos torna diferentes um do outro é o modo como tratamos e aceitamos as singularidades dos sujeitos que permeiam e integram o nosso meio social.


Mural Inclusivo


          O grupo teve a oportunidade de conhecer outra escola inclusiva além do Vilebaldo, visitamos a Escola de Ensino Fundamental e Médio Lourenço Filho, o colégio é referência no atendimento educacional de pessoas com necessidades especiais, abriga em seus espaços salas de aula regulares inclusivas que contemplam uma quantidade razoável de estudantes com necessidades educativas especiais. A escola é pioneira no que diz respeito a inclusão, no entanto a professora Zeneide Bezerra responsável por desenvolver esse trabalho nos relatou que ainda, existem muitos muros que separam e oprimem a inclusão, o que existe dentro da escola ainda não é de fato uma inclusão, temos apenas ensaios. 

Grupo de Bolsistas ID em pé e alguns alunos

Ao centro com o fardamento da escola Professora Zeneide Bezerra

        A educação é um universo bastante diversificado, são cores, credos, culturas e uma série de diferenças que devem ser valorizadas e compreendidas. Promover a inclusão não é tarefa fácil, é necessário participação da família, da escola, da sociedade e do próprio sujeito em se perceber como agente atuante e transformador dos espaços dos quais está inserido, estamos em processo de inclusão e integração vivemos em uma sociedade segredada e que precisa ser motivada a visualizar o diferente com respeito e dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário