Os clubes de leitura ganharam nova metodologia e dinâmica, a temática a ser desenvolvida, terá como objetivo a construção e a produção de um jornal mural feito pelas turmas. À princípio tivemos que apresentar as crianças o meio de comunicação, mostrando-lhes cada seção, os cadernos, a diversidade de temas e a gama de assuntos que são abordados. Muitas crianças relataram que já conheciam o periódico no entanto, nunca haviam tido uma aproximação tão profunda, explicamos para as turmas que o jornal é um recurso de cunho social, político, econômico, cultural, educacional e humano.
![]() |
Bolsistas ID apresentando e explicando os conteúdos do Jornal |
![]() |
Bolsistas ID |
![]() |
Alunos da turmas do 5º ano ''B'' tarde |
Por meio de suas páginas temos a oportunidade de contemplar o universo que nos rodeia, as notícias diárias, os acontecimentos sejam eles; regionais, nacionais ou internacionais. Temos os cadernos específicos que tratam sobre a saúde, o meio ambiente, os esportes, a política e uma variedade gigantesca de outros assuntos que fazem parte de nossas vidas e são motivo de conversas e debates em nossos ambientes sociais (casa, escola, rua, supermercado, hospital e etc..).
Para enriquecer o momento levamos diversos jornais e repassamos para todos, realizamos debates e reflexões sobre os assuntos mais tratados nos jornais, violência e seca / falta de água. São assuntos que todos os dias são falados e as crianças tem bastante conhecimento sobre, pois, vivenciam e muitas vezes fazem parte desses temas reais. As turmas receberam a proposta com bastante entusiasmo e empolgação, acreditamos que os trabalhos com a construção do jornal irá movimentar e animar as crianças. Como são turmas diferentes em idade e maturidade entendemos que teremos que utilizar alternativas de envolvimento desses alunos de maneiras distintas.
![]() |
Alunos do 4º ano ''B'' tarde |
![]() |
Turma do 5º ''B'' analisando o jornal |
Nenhum comentário:
Postar um comentário