No período de 09 a 13 de novembro, do ano de 2015, aconteceu na Universidade Estadual do Ceará (UECE) a XX Semana Universitária, com o tema UECE: 40 anos construindo saberes, 20 anos compartilhando experiências.
O grupo de bolsistas supervisionado pela supervisora Eunice Carlos, enviou o trabalho intitulado O contexto familiar da criança: relato de experiências, que seria apresentado pela bolsista Débora Martins, porém, por falta de recursos financeiros da instituição, a apresentação não foi realizada. Segue nosso resumo:
O CONTEXTO FAMILIAR DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Trabalhar a história de vida das crianças no contexto da sala de aula
proporciona-lhes o autoconhecimento, permitindo-lhes valorizar suas vivências
diárias e seus saberes pré-existentes, possibilitando-lhes a troca de
experiências e maior aproximação entre elas e seus professores. Com esse
trabalho, conheceu-se a realidade de cada criança, confirmando a hipótese de
que cada um tem uma história de vida peculiar, o que justifica por diversas
vezes as diversas atitudes e comportamentos no espaço escolar. No subprojeto
"Tessituras de vida e cidadania: ler, escrever e contar histórias no
sertão", desenvolveram-se atividades durante os meses de março e abril do
ano de dois mil e quinze, no clube de leitura, com o tema História de Vida, nas
turmas de 3º e 4º ano na Escola de Cidadania Padre Bonfim. Essas atividades
tiveram como objetivo possibilitar a construção da identidade da criança a
partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e
contextualizada, e conhecer a vivência do aluno, tendo como fator primordial a
elevação da sua auto-estima, possibilitando que se identificassem como sujeitos
da história. As atividades foram desenvolvidas em oito momentos, em cada um
deles foram trabalhados temas diferentes, como: Minha família, Árvore genealógica,
Convivência familiar, Contexto familiar em prosa e verso, Quem sou eu, Na minha
casa é assim, Eu me divirto quando, e Sonhos. Elas foram realizadas em forma de
produção de desenhos e textos sobre a família; produção da árvore genealógica;
música com o tema família, refletindo a convivência e uso do dicionário para
trabalhar palavras desconhecidas; leitura dramatizada e recitação de poema
pelas crianças. As atividades foram finalizadas com a construção de um livro
contendo a produção das crianças, que posteriormente foram entregues as mães,
acompanhado de uma homenagem pelo seu dia. Os Clubes de Leitura: História de
Vida: todos têm família, podem ser classificados como um dos melhores momentos
vivenciados no PIBID. Apesar de a temática ser delicada, pois expor os
sentimentos é uma atividade complexa para a maioria das pessoas, desde o início
buscamos meios de falar com eles de uma forma que não se sentissem
constrangidos com o tema. Após a realização desses momentos nos sentimos mais
próximas e mais preparadas para lidar com as crianças, compreendendo e
conduzindo melhor alguns acontecimentos do cotidiano escolar, justificados pela
particularidade de cada criança.
Palavras-chave: História
de vida. Família. Leitura. Escrita
Nenhum comentário:
Postar um comentário