sexta-feira, 13 de novembro de 2015

XX SEMANA UNIVERSITÁRIA UECE - ESCOLA PADRE BONFIM

No período de 09 a 13 de novembro, do ano de 2015, aconteceu na Universidade Estadual do Ceará (UECE) a XX Semana Universitária, com o tema UECE: 40 anos construindo saberes, 20 anos compartilhando experiências. 
O grupo de bolsistas supervisionado pela supervisora Eunice Carlos, enviou o trabalho intitulado O contexto familiar da criança: relato de experiências, que seria apresentado pela bolsista Débora Martins, porém, por falta de recursos financeiros da instituição, a apresentação não foi realizada. Segue nosso resumo:

O CONTEXTO FAMILIAR DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Trabalhar a história de vida das crianças no contexto da sala de aula proporciona-lhes o autoconhecimento, permitindo-lhes valorizar suas vivências diárias e seus saberes pré-existentes, possibilitando-lhes a troca de experiências e maior aproximação entre elas e seus professores. Com esse trabalho, conheceu-se a realidade de cada criança, confirmando a hipótese de que cada um tem uma história de vida peculiar, o que justifica por diversas vezes as diversas atitudes e comportamentos no espaço escolar. No subprojeto "Tessituras de vida e cidadania: ler, escrever e contar histórias no sertão", desenvolveram-se atividades durante os meses de março e abril do ano de dois mil e quinze, no clube de leitura, com o tema História de Vida, nas turmas de 3º e 4º ano na Escola de Cidadania Padre Bonfim. Essas atividades tiveram como objetivo possibilitar a construção da identidade da criança a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada, e conhecer a vivência do aluno, tendo como fator primordial a elevação da sua auto-estima, possibilitando que se identificassem como sujeitos da história. As atividades foram desenvolvidas em oito momentos, em cada um deles foram trabalhados temas diferentes, como: Minha família, Árvore genealógica, Convivência familiar, Contexto familiar em prosa e verso, Quem sou eu, Na minha casa é assim, Eu me divirto quando, e Sonhos. Elas foram realizadas em forma de produção de desenhos e textos sobre a família; produção da árvore genealógica; música com o tema família, refletindo a convivência e uso do dicionário para trabalhar palavras desconhecidas; leitura dramatizada e recitação de poema pelas crianças. As atividades foram finalizadas com a construção de um livro contendo a produção das crianças, que posteriormente foram entregues as mães, acompanhado de uma homenagem pelo seu dia. Os Clubes de Leitura: História de Vida: todos têm família, podem ser classificados como um dos melhores momentos vivenciados no PIBID. Apesar de a temática ser delicada, pois expor os sentimentos é uma atividade complexa para a maioria das pessoas, desde o início buscamos meios de falar com eles de uma forma que não se sentissem constrangidos com o tema. Após a realização desses momentos nos sentimos mais próximas e mais preparadas para lidar com as crianças, compreendendo e conduzindo melhor alguns acontecimentos do cotidiano escolar, justificados pela particularidade de cada criança.

Palavras-chave: História de vida. Família. Leitura. Escrita


Nenhum comentário:

Postar um comentário