quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Escola de Cidadania Padre Bonfim - I SEC FAEC

A I Semana de Educação e Ciências da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) aconteceu nos dias 23, 24, 25 e 26 do mês de novembro, do ano de 2015. Vários minicursos foram ofertados, assim como também oficinas, além de vários trabalhos acadêmicos serem apresentados.
O trabalho acadêmico da equipe do Pibid da Escola de Cidadania Padre Bonfim teve como título: A importância da cultura local na formação da criança: relato de experiências. Segue abaixo o resumo do mesmo.

A IMPORTÂNCIA DA CULTURA LOCAL NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Autor: Sabrina Maria dos Santos - sabrina.santos@aluno.uece.br
Coautores: [1] Antonia Rozângela Belisário Rezende Lopes- antonia.rozangela@aluno.uece.br
                    [2] Débora Ribeiro Martins- debora.ribeiro@aluno.uece.br
[3] Maria Eunice Pereira Carlos-  maria.carlos@uece.br
             [4] Maria Rozilene de Souza Costa - rozilene.costa@aluno.uece.br
[5] Tamires Carla da Silva – tamires.silva@aluno.uece.br
Orientadora: Maria do Socorro Lima Marques França - socorro.franca@uece.br

Folclore é um conjunto de tradições, costumes e crenças populares passadas de geração a geração. Essas expressões ocorrem de diversas formas e mexem com o imaginário das pessoas, revelando traços do passado que ainda hoje influenciam a nossa maneira de ser, pensar e agir. Dessa forma, podemos afirmar que o folclore está presente no nosso dia a dia e se manifesta nas canções, nas danças, nas brincadeiras, nos jogos, nas gírias e em diversas outras situações do nosso cotidiano. Trazer o folclore para o contexto da sala de aula é uma atividade prazerosa que possibilita a criança perceber os elementos da sua própria história, reconhecendo-se parte dela. Partindo dessa premissa, o subprojeto “Tessituras de vida e cidadania: ler, escrever e contar histórias no sertão”, desenvolveu durante os meses de agosto e setembro do ano de dois mil e quinze, os clubes de leitura com o tema “Romaria ao Cemitério de Felícia”, nas turmas de 3º, 4º e 5º ano nas escolas atendidas pelo subprojeto, sendo elas: Escola de Cidadania Airam Veras, Escola de Cidadania Amadeu Catunda, Escola de Cidadania Antonio Anísio da Frota, Escola de Cidadania Francisca Machado, Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo, Escola de Cidadania Olavo Bilac, Escola de Cidadania Padre Bonfim (3º e 4º ano) e Escola de Cidadania Vilebaldo Barbosa Martins. Trata-se de uma lenda regional do período da escravidão, que retrata a história de uma escrava negra, perpetuada pela história e comportamentos de um povo, que não obstante, revela sua crença religiosa baseada nos contos milagrosos da escrava, que desde a sua morte foi tomada como santa. Essas atividades tiveram como objetivo divulgar a lenda da Escrava Felícia, promover um diálogo com as crianças a respeito da influência do folclore na construção da cultura de um povo, aproximar as crianças do contexto da história para que percebam a regionalidade da lenda e sua importância para as comunidades locais e despertar nelas o interesse pela leitura, e consequentemente a escrita. Nas realizações das atividades usamos como artifícios a contação de história por meio de maquete, televisão, dramatização, brincadeiras populares, dinâmicas, roda de conversa, painel, vídeo, cordel sobre a lenda e atividades de leitura e escrita. Os mistérios que envolvem essa lenda, e a forma como ela foi apresentada às crianças, tornaram a temática instigante, fazendo com que as crianças e os (as) professores (as) participassem satisfatoriamente dos momentos propostos, despertando a curiosidade de ambos acerca dos acontecimentos da lenda.
Palavras-chave: Folclore. Lenda Regional. Leitura e Escrita. Pibid. 




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