quinta-feira, 26 de novembro de 2015

I Semana de Educação e Ciências da Faculdade de Educação de Crateús – FAEC.

Na I Semana de Educação e Ciências da Faculdade de Educação de Crateús – FAEC. O grupo da Escola de Cidadania Airam Veras também apresentou um trabalho acadêmico com intitulado como História de Vida: Construindo a Identidade. Este foi apresentado pela autora Maria Nayara Vieira Barros.
Segue o resumo do trabalho: 

                                       História de Vida: Construindo a Identidade

Autores:
Leonardo Vieira da Silva[1]
Lusiane Rodrigues de Araújo[2]
Maria de Lourdes de Azevêdo de Paula[3]
Maria Erislane Souza da Silva[4]
Maria Nayara Vieira Barros[5]
Rejane Tavares Araújo[6]

O presente trabalho apresenta relato de experiência das atividades realizadas com resgate de memórias dos alunos do 4° e 5° ano da Escola de Cidadania Airam Veras, no contexto do Subprojeto do Pibid - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Crateús. Trata-se das atividades do Clube de Leitura desenvolvidas, tendo como tema "Histórias de vida - todos têm família". O objetivo foi conhecer as vivências dos educandos, compreendendo as diversas estruturas familiares e suas particularidades. Durante as atividades,  buscou-se refletir sobre a família como instrumento basilar para a formação social e humana do indivíduo. Foram consideradas as análises realizadas durante os momentos das atividades dos clubes de leituras que se subdividiram em oito passos, nos quais foram utilizados uma diversidade de recursos tais como: músicas, vídeos, contação de história, gravuras, poesias e produções textuais, com o propósito de resgatar os valores familiares das crianças envolvidas. Dentro desta perspectiva realizaram-se momentos de diálogo, com o intuito de tornar a ocasião mais prazerosa e, ainda, de permitir que cada uma das crianças pudesse se sentir à vontade para contar sua história e ouvir a dos colegas. As produções elaboradas pelos discentes foram organizadas em um livro de memória composto de quatro páginas, sendo a primeira intitulada "Quem sou eu?", a segunda "Na minha casa é assim...", a terceira "Eu me divirto quando..." e a quarta "Sonhos...". Os livros foram entregues  às mães das crianças na festa realizada em sua homenagem.
  


[1]  Bolsista ID do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, graduando em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE.
[2]  Bolsista supervisora do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Formação de formadores pela Universidade Estadual do Ceará- UECE.
[3] Bolsista ID do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE.
[4] Bolsista ID do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE.
[5] Bolsista ID do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE.
[6] Bolsista ID do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário