segunda-feira, 30 de novembro de 2015

I Semana de Educação e Ciencias da Faec- Participação da escola Olavo Bilac (23-26 de novembro).


Logomarca do evento.

A primeira SEC-FAEC foi um evento importante para a Faculdade de Educação de Crateús com participação intensa dos cursos de pedagogia e biologia em promoção de minicursos e mesas redondas. O grupo Olavo Bilac manteve-se ativo na programação do evento com todas as bolsistas presentes tanto nos minicursos quanto nas mesas redondas e ainda em apresentação de trabalho da equipe com o tema: O incentivo à leitura pela poesia: uma experiencia prazerosa em sala de aula cuja autora foi Deise Gomes Torres Sousa e coautoras: Eliziane Mourão, Jacinta Pinho, Isabele Saraiva, Marciana Rodrigues e Maria de Lourdes Oliveira.
Bolsista Deise Torres em apresentação do trabalho da equipe Olavo Bilac.
O trabalho teve como premissa discutir o trabalho com poesia em sala de aula ressaltando a importância de se usar a poesia não apenas como meio para cobrar a aprendizagem de interpretação de texto, vocabulário e outros, mas também como recurso para buscar a sensibilidade.
.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Escola de Cidadania Padre Bonfim - I SEC FAEC

A I Semana de Educação e Ciências da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) aconteceu nos dias 23, 24, 25 e 26 do mês de novembro, do ano de 2015. Vários minicursos foram ofertados, assim como também oficinas, além de vários trabalhos acadêmicos serem apresentados.
O trabalho acadêmico da equipe do Pibid da Escola de Cidadania Padre Bonfim teve como título: A importância da cultura local na formação da criança: relato de experiências. Segue abaixo o resumo do mesmo.

A IMPORTÂNCIA DA CULTURA LOCAL NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Autor: Sabrina Maria dos Santos - sabrina.santos@aluno.uece.br
Coautores: [1] Antonia Rozângela Belisário Rezende Lopes- antonia.rozangela@aluno.uece.br
                    [2] Débora Ribeiro Martins- debora.ribeiro@aluno.uece.br
[3] Maria Eunice Pereira Carlos-  maria.carlos@uece.br
             [4] Maria Rozilene de Souza Costa - rozilene.costa@aluno.uece.br
[5] Tamires Carla da Silva – tamires.silva@aluno.uece.br
Orientadora: Maria do Socorro Lima Marques França - socorro.franca@uece.br

Folclore é um conjunto de tradições, costumes e crenças populares passadas de geração a geração. Essas expressões ocorrem de diversas formas e mexem com o imaginário das pessoas, revelando traços do passado que ainda hoje influenciam a nossa maneira de ser, pensar e agir. Dessa forma, podemos afirmar que o folclore está presente no nosso dia a dia e se manifesta nas canções, nas danças, nas brincadeiras, nos jogos, nas gírias e em diversas outras situações do nosso cotidiano. Trazer o folclore para o contexto da sala de aula é uma atividade prazerosa que possibilita a criança perceber os elementos da sua própria história, reconhecendo-se parte dela. Partindo dessa premissa, o subprojeto “Tessituras de vida e cidadania: ler, escrever e contar histórias no sertão”, desenvolveu durante os meses de agosto e setembro do ano de dois mil e quinze, os clubes de leitura com o tema “Romaria ao Cemitério de Felícia”, nas turmas de 3º, 4º e 5º ano nas escolas atendidas pelo subprojeto, sendo elas: Escola de Cidadania Airam Veras, Escola de Cidadania Amadeu Catunda, Escola de Cidadania Antonio Anísio da Frota, Escola de Cidadania Francisca Machado, Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo, Escola de Cidadania Olavo Bilac, Escola de Cidadania Padre Bonfim (3º e 4º ano) e Escola de Cidadania Vilebaldo Barbosa Martins. Trata-se de uma lenda regional do período da escravidão, que retrata a história de uma escrava negra, perpetuada pela história e comportamentos de um povo, que não obstante, revela sua crença religiosa baseada nos contos milagrosos da escrava, que desde a sua morte foi tomada como santa. Essas atividades tiveram como objetivo divulgar a lenda da Escrava Felícia, promover um diálogo com as crianças a respeito da influência do folclore na construção da cultura de um povo, aproximar as crianças do contexto da história para que percebam a regionalidade da lenda e sua importância para as comunidades locais e despertar nelas o interesse pela leitura, e consequentemente a escrita. Nas realizações das atividades usamos como artifícios a contação de história por meio de maquete, televisão, dramatização, brincadeiras populares, dinâmicas, roda de conversa, painel, vídeo, cordel sobre a lenda e atividades de leitura e escrita. Os mistérios que envolvem essa lenda, e a forma como ela foi apresentada às crianças, tornaram a temática instigante, fazendo com que as crianças e os (as) professores (as) participassem satisfatoriamente dos momentos propostos, despertando a curiosidade de ambos acerca dos acontecimentos da lenda.
Palavras-chave: Folclore. Lenda Regional. Leitura e Escrita. Pibid. 




I Semana de Educação e Ciências da Faculdade de Educação de Crateús – FAEC.

Na I Semana de Educação e Ciências da Faculdade de Educação de Crateús – FAEC. O grupo da Escola de Cidadania Airam Veras também apresentou um trabalho acadêmico com intitulado como História de Vida: Construindo a Identidade. Este foi apresentado pela autora Maria Nayara Vieira Barros.
Segue o resumo do trabalho: 

                                       História de Vida: Construindo a Identidade

Autores:
Leonardo Vieira da Silva[1]
Lusiane Rodrigues de Araújo[2]
Maria de Lourdes de Azevêdo de Paula[3]
Maria Erislane Souza da Silva[4]
Maria Nayara Vieira Barros[5]
Rejane Tavares Araújo[6]

O presente trabalho apresenta relato de experiência das atividades realizadas com resgate de memórias dos alunos do 4° e 5° ano da Escola de Cidadania Airam Veras, no contexto do Subprojeto do Pibid - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Crateús. Trata-se das atividades do Clube de Leitura desenvolvidas, tendo como tema "Histórias de vida - todos têm família". O objetivo foi conhecer as vivências dos educandos, compreendendo as diversas estruturas familiares e suas particularidades. Durante as atividades,  buscou-se refletir sobre a família como instrumento basilar para a formação social e humana do indivíduo. Foram consideradas as análises realizadas durante os momentos das atividades dos clubes de leituras que se subdividiram em oito passos, nos quais foram utilizados uma diversidade de recursos tais como: músicas, vídeos, contação de história, gravuras, poesias e produções textuais, com o propósito de resgatar os valores familiares das crianças envolvidas. Dentro desta perspectiva realizaram-se momentos de diálogo, com o intuito de tornar a ocasião mais prazerosa e, ainda, de permitir que cada uma das crianças pudesse se sentir à vontade para contar sua história e ouvir a dos colegas. As produções elaboradas pelos discentes foram organizadas em um livro de memória composto de quatro páginas, sendo a primeira intitulada "Quem sou eu?", a segunda "Na minha casa é assim...", a terceira "Eu me divirto quando..." e a quarta "Sonhos...". Os livros foram entregues  às mães das crianças na festa realizada em sua homenagem.
  


[1]  Bolsista ID do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, graduando em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE.
[2]  Bolsista supervisora do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Formação de formadores pela Universidade Estadual do Ceará- UECE.
[3] Bolsista ID do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE.
[4] Bolsista ID do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE.
[5] Bolsista ID do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE.
[6] Bolsista ID do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Escola Airam Veras: Culminância do Clube de leitura com a temática - Jornal

Hoje fizemos a culminância do clube de leitura com a temática "Jornal", momentos esses de muitas aprendizagens. O momento ocorreu nesta tarde na sala do 5°ano da Escola Airam Veras estiveram presentes os alunos contemplados com o projeto e os professores colaboradores. O objetivo da ocasião foi de apresentar o trabalho desenvolvido durantes os clubes de leitura. Primeiramente fizemos a abertura com brincadeiras, seguindo pela apresentação do jornal por alguns alunos. A tarde também foi momento de agradecer aos professores, com uma pequena homenagem de um vídeo. Encerramos com pipoca e refrigerantes, também não podemos deixar de citar as falas de agradecimentos dos professores em relação ao trabalho desenvolvido. Embora tenha parecido com um momento de despedida, prometemos aos educandos que ainda teríamos a retrospectiva 2015, revivendo os bons momentos de 2015.

sábado, 21 de novembro de 2015

Clube de Leitura - Jornal passos II e III

        Dando continuidade as atividade com a temática jornal, realizamos os passos 1 e 2 com as turmas de 4º e 5º anos. Nessas etapas tivemos por objetivos produzir o jornal mural, foram feitas pesquisas sobre seções que irão aparecer no jornal, bem como, os rascunhos dos escritos que  aparecerão no mural. Essas etapas foram essenciais e determinantes para a finalização da atividade, foi muito importante para as bolsistas ID, acompanhar as interações, a socialização entre as equipes sobre os assuntos abordados, o desenvolvimento da escrita e a desenvoltura de alguns alunos no decorrer da construção da atividade. 

Alunos 5º B

Alunos 5º B

Alunos 5º B

Turma 4º ano B





          Trabalhar com o jornal nos trouxe um ânimo novo e nos permitiu envolver os alunos de forma dinâmica e colaborativa, crianças que relutavam em envolver-se nas atividades do PIBID, tiveram uma participação ativa e bastante intensa nas etapas de produção do jornal mural. Ficamos felizes e entendemos que a educação se faz pela conquista, pela amizade e pelo compromisso de cada sujeito participante desse processo. Não é por meio de gritos ou força que conquistamos a atenção e o respeito dos alunos, mas, sim por atitudes positivas e que despertem neles o desejo de colaborar por iniciativa própria.



Equipe da Entrevista supervisora Jane Cleide

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Escola de Cidadania Padre Bonfim - Produção de Material

No dia 19 de novembro, do ano de 2015, nos reunimos na Escola de Cidadania Padre Bonfim, para produzirmos o jornal mural intitulado "É notícia: a voz da escola", também expomos as atividades dos alunos do 3º e 4º ano, do primeiro momento, ao lado das salas e depois planejamos a culminância.





Clube de Leitura - Passo I - turmas de 4º e 5º anos (Apresentação e explicação sobre o jornal)

    Os clubes de leitura ganharam nova metodologia e dinâmica, a temática a ser desenvolvida, terá como objetivo a construção e a produção de um jornal mural feito pelas turmas. À princípio tivemos que apresentar as crianças o meio de comunicação, mostrando-lhes cada seção, os cadernos, a diversidade de temas e a gama de assuntos que são abordados. Muitas crianças relataram que já conheciam o periódico no entanto, nunca haviam tido uma aproximação tão profunda, explicamos para as turmas que o jornal é um recurso de cunho social, político, econômico, cultural, educacional e humano.

Bolsistas ID apresentando e explicando os conteúdos do Jornal

Bolsistas ID

Alunos da turmas do 5º ano ''B'' tarde

      Por meio de suas páginas temos a oportunidade de contemplar o universo que nos rodeia, as notícias diárias, os acontecimentos sejam eles; regionais, nacionais ou internacionais. Temos os cadernos específicos que tratam sobre  a saúde, o meio ambiente, os esportes, a política e uma variedade gigantesca de outros assuntos que fazem parte de nossas vidas e são motivo de conversas e debates em nossos ambientes sociais (casa, escola, rua, supermercado, hospital e etc..).

    Para enriquecer o momento levamos diversos jornais e repassamos para todos, realizamos debates e reflexões sobre os assuntos mais tratados nos jornais, violência e seca / falta de água. São assuntos que todos os dias são falados e as crianças tem bastante conhecimento sobre, pois, vivenciam e muitas vezes fazem parte desses temas reais. As turmas receberam a proposta com bastante entusiasmo e empolgação, acreditamos que os trabalhos com a construção do jornal irá movimentar e animar as crianças. Como são turmas diferentes em idade e maturidade entendemos que teremos que utilizar alternativas de envolvimento desses alunos de maneiras distintas. 

Alunos do 4º ano ''B'' tarde

Turma do 5º ''B'' analisando o jornal

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

ESCOLA DE CIDADANIA PADRE BONFIM - CONCLUSÃO DA ATIVIDADE III COM O JORNAL

No dia 18 de novembro, do ano de 2015, concluímos as atividades do jornal com as turmas do 3º e 4º ano, na Escola de Cidadania Padre Bonfim, no período da tarde.
Dividimos os alunos novamente em grupos e juntos trabalhamos as partes do jornal, ornamentando as produções, para fazerem parte do nosso jornal mural.


Escola Airam Veras: Clube de leitura com a temática - Jornal

Escola Airam Veras: Clube de leitura com a temática - Jornal

Nos clubes de Leitura com a temática jornal, fizemos atividades diversidades com as sessões sendo estas Notícias, reportagem, entretenimento, esporte e entrevista. Foram divididos em quarto momentos.

Primeiro momento: Apresentação do tema, divisão dos grupos. Segundo momento, foi para produções do jornal. Terceiro momento, continuação das produções e correções, seguindo pela montagem do jornal juntamente com as crianças. O quarto dia, foi destinado para a culminância. 


Atividade com jornais- 4°ano


Atividade com jornais- 5°ano

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

XX SEMANA UNIVERSITÁRIA UECE - ESCOLA PADRE BONFIM

No período de 09 a 13 de novembro, do ano de 2015, aconteceu na Universidade Estadual do Ceará (UECE) a XX Semana Universitária, com o tema UECE: 40 anos construindo saberes, 20 anos compartilhando experiências. 
O grupo de bolsistas supervisionado pela supervisora Eunice Carlos, enviou o trabalho intitulado O contexto familiar da criança: relato de experiências, que seria apresentado pela bolsista Débora Martins, porém, por falta de recursos financeiros da instituição, a apresentação não foi realizada. Segue nosso resumo:

O CONTEXTO FAMILIAR DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Trabalhar a história de vida das crianças no contexto da sala de aula proporciona-lhes o autoconhecimento, permitindo-lhes valorizar suas vivências diárias e seus saberes pré-existentes, possibilitando-lhes a troca de experiências e maior aproximação entre elas e seus professores. Com esse trabalho, conheceu-se a realidade de cada criança, confirmando a hipótese de que cada um tem uma história de vida peculiar, o que justifica por diversas vezes as diversas atitudes e comportamentos no espaço escolar. No subprojeto "Tessituras de vida e cidadania: ler, escrever e contar histórias no sertão", desenvolveram-se atividades durante os meses de março e abril do ano de dois mil e quinze, no clube de leitura, com o tema História de Vida, nas turmas de 3º e 4º ano na Escola de Cidadania Padre Bonfim. Essas atividades tiveram como objetivo possibilitar a construção da identidade da criança a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada, e conhecer a vivência do aluno, tendo como fator primordial a elevação da sua auto-estima, possibilitando que se identificassem como sujeitos da história. As atividades foram desenvolvidas em oito momentos, em cada um deles foram trabalhados temas diferentes, como: Minha família, Árvore genealógica, Convivência familiar, Contexto familiar em prosa e verso, Quem sou eu, Na minha casa é assim, Eu me divirto quando, e Sonhos. Elas foram realizadas em forma de produção de desenhos e textos sobre a família; produção da árvore genealógica; música com o tema família, refletindo a convivência e uso do dicionário para trabalhar palavras desconhecidas; leitura dramatizada e recitação de poema pelas crianças. As atividades foram finalizadas com a construção de um livro contendo a produção das crianças, que posteriormente foram entregues as mães, acompanhado de uma homenagem pelo seu dia. Os Clubes de Leitura: História de Vida: todos têm família, podem ser classificados como um dos melhores momentos vivenciados no PIBID. Apesar de a temática ser delicada, pois expor os sentimentos é uma atividade complexa para a maioria das pessoas, desde o início buscamos meios de falar com eles de uma forma que não se sentissem constrangidos com o tema. Após a realização desses momentos nos sentimos mais próximas e mais preparadas para lidar com as crianças, compreendendo e conduzindo melhor alguns acontecimentos do cotidiano escolar, justificados pela particularidade de cada criança.

Palavras-chave: História de vida. Família. Leitura. Escrita


Clube de leitura na escola Olavo Bilac- novembro

O clube de leitura, que é o momento de maior aproximação de nós, bolsistas IDs com as crianças da escola, abordou no fim de outubro e nas duas primeiras semanas de novembro o trabalho com o jornal, pois este meio de comunicação, ferramenta pouco utilizada em sala de aula, proporciona ao professor uma fonte imensa de recursos para trabalhar a leitura e escrita.
Na escola Olavo Bilac, o clube foi dividido em três passos cujo primeiro envolveu roda de conversa em explanação ao que é o jornal, sua importância e ainda a experiência/inexperiência das crianças com este tipo de texto e apresentação das partes componentes do jornal como entrevista, entretenimento, esporte, reportagem e notícia, o segundo envolveu a produção das partes estudadas pelas crianças para montagem de um jornal com o nome: jornal clubinho pibid e o terceiro momento foi recapitulação dos últimos clubes, gincana envolvendo o conhecimento das partes do jornal e finalmente trabalho de reciclagem com a folha de  jornal.


Alguns momentos do clube de leitura.
Ainda neste mês será feito a montagem do jornal com os trabalhos produzidos pelas crianças tanto do 4º como do 5º ano, para que seja feita a exposição para apreciação por toda a escola. O mural será um resumo de um trabalho bem feito e bem sucedido, ainda que os alunos tenham muito a percorrer em seu contato com a leitura e escrita, os momentos de clubes de leitura foram de muita valia para provocá-los em suas buscas.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Escola de Cidadania Padre Bonfim - Atividade II produzindo o jornal

     No mês de novembro, demos continuidade ao Clube de Leitura com as turmas do 3º e 4º ano, nos dias 05 e 06, respectivamente, para trabalharmos mais detalhadamente as partes que compõem o jornal. Dessa vez contamos com a colaboração da professora Ana Cláudia.
   Dividimos a turma em grupos, novamente cada bolsista auxiliou um, cantamos e refletimos a música "Ciranda da Bailarina", da cantora Adriana Calcanhoto, após, explicamos como seria cada atividade nos grupos. O grupo que ficou com a página policial montou uma charge falando sobre isso; o que ficou com esportes falou do Caratê que acontece na própria instituição e outros esportes; o grupo do entretenimento montou um quebra-cabeça; o da notícia falou sobre a água e seus benefícios, além de refletir sobre seu desperdício; o grupo do anúncio produziu um texto vendendo alguns objetos e o grupo da entrevista entrevistou os professores do 3º e 4º ano, uma merendeira da escola e a coordenadora pedagógica da mesma.
     O momento foi de total interação entre as crianças, que trabalharam bem em grupo, dando ideias e aprendendo a ouvir os colegas. Também foi repleto de aprendizagens tanto para os alunos, quanto para nós bolsistas, que, trabalhando com o gênero jornal, aprendemos a usar várias metodologias dentro da sala de aula com um mesmo conteúdo e isso é de total importância para nossa formação docente.


quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Homenagem aos Professores - Vilebaldo B. Martins

Professoras Colaboradoras, Coordenadoras Pedagógicas, Diretora, Bolsistas ID, Supervisora e Coordenação do Pibid


No dia 29 de Outubro de 2015, tivemos o privilegio de homenagear os professores que colaboram com o Pibid dentro da escola, bem como ao grupo gestor que nos auxilia e contribui intensamente para o desenvolvimento das atividades do projeto na instituição. A tarde foi emocionante e nos levou a dimensionar a grandeza e extensão que se constitui a educação, realizamos a leitura de um texto de Paulo Freire que fala sobre o olhar descrente que alguns pais dedicam a profissão de professor, aborda também, a questão da desvalorização pela sociedade e a negação do devido reconhecimento do docente por seu trabalho, esforço, dedicação e empenho.


Bolsista ID, Mariana e Diretora Ana Kátia

Bolsista ID, Gláucia e a Professora Regente do 5º Ano Josiane
Bolsista ID, Adriana e Professora da hora atividade do 4º ano Sâmela

Bolsista ID, Virna e a Professora Regente do 4º ano, Socorro Malveira


Bolsista ID, Mayara e a Professora da hora atividade do 5º ano, Mazé
                                             

Após a leitura do texto houve um espaço para reflexões e compartilhamento de vivências, em seguida cantamos a paródia da música o Papa é Pop, na nossa versão ficou (O prof é top), da Banda Engenheiros do Hawaí. Tivemos a participação do professor Diogo como figura essencial a nossa apresentação, de forma, animada e divertida a letra da música emocionou a todos, pela força das palavras contidas nela.  Realizamos a entrega de kits para o uso de cada uma, em alusão ao Outubro Rosa as bolsinhas entregues eram de cor pink, finalizamos com um lanche ofertado a elas e celebramos com muito amor e paz o dia do professor.


#Pibid_transformando_vidas
#Porque_o_futuro_é_aqui
#Fica_pibid

Estudos Pedagógicos - Escola Vilebaldo Barbosa Martins

   Um dos diversos eixos do programa são as sessões de estudos teóricos, que contribuem para a formação do bolsista ID e permitem que estes possam assimilar o real contexto da escola. Os estudos nos proporcionam um aprofundamento contínuo e constante, temos a oportunidade de aliar e refletir sobre a teoria da universidade com a práxis cotidiana da sala de aula.
   Nos meses de setembro, outubro e novembro foram realizados momentos de leitura, compreensão, acomodação e produção de pesquisas acadêmicas, desse modo, alguns bolsistas e supervisoras participaram de eventos em que foram apresentados trabalhos acadêmicos produzidos a partir das experiências do programa. Sem a teoria ficamos inertes na escola, são os estudos que embasam as nossas concepções e ampliam o nosso poder de agir e contribuir para o ensino e a aprendizagem das crianças.